o calendário beija-flor 2024

calendário beija-flor 2024

Plantar verde para colher maduro.” é o ditado que dá o mote ao calendário beija-flor 2024.
Foi este ditado que pedi à Inês Viegas Oliveira que ilustrasse, com a subtileza e graciosidade dos seus traços.

Há muito que admiro o trabalho da Inês e também há muito que procurava a oportunidade ideal para a desafiar para uma colaboração, eis que este ano aconteceu e eu não poderia estar mais feliz com o resultado final!

O calendário que desenhamos para 2024 segue o formato, e o conceito, das últimas duas edições: um calendário de parede, com o miolo dos meses facilmente destacável e com um print (intemporal) que perdura para além do término do ano.
O ditado escolhido fala por si, é forte e esperançoso, tentando passar uma mensagem positiva de compensação pelo trabalho ou esforço aplicado na construção, ou idealização, de algo (sendo que este algo é super abrangente).

As couves da Inês, a serem comidas, uma das fontes de inspiração para a composição final.
Fotografia Inês Viegas Oliveira.

calendário beija-flor 2024

Mesa de trabalho da Inês, onde se pode ver a diversidade de materiais que usou na ilustração.
Fotografia Inês Viegas Oliveira.

esboço calendário

Esboço da composição final.

Ao contrário dos outros anos, e de alguma tendência natural minha, este calendário não foi desenhado a duas cores. Seria um verdadeiro desperdício não aproveitar a paleta e texturas maravilhosas que a Inês coloca nas suas ilustrações. A mistura de técnicas, e a fluidez com que o faz, são tão bonitas que senti que restringir-lhe essa capacidade seria, muito possivelmente, tirar-lhe também muita autenticidade e, por consequente, beleza.

Tal como nas edições anteriores o print pode ser recortado e depois emoldurado. Por não ser datado é intemporal e a sua vida pode/deve ser prolongada assim que 2024 terminar e o calendário deixar de fazer sentido.

calendário beija-flor 2024

Ilustração já recortada, no formato (standard) final de 21x30 cm, pronto a emoldurar!

No verso do calendário, os créditos: design: beija-flor / ilustração Inês Viegas Oliveira / ditado: sabedoria popular.

Aproveito para agradecer, uma vez mais, à Inês por ter aceite o meu desafio e por ter dado forma e cor a este ditado, que tanto gosto, tornando este calendário de 2024 único e (ainda que seja a maior suspeita para o dizer) muito bonito!

Uma edição limitada, de apenas 200 unidades, pensada, desenhada e executada com todo o carinho e detalhe. Disponível na nossa loja online ou por email, para quem prefere a compra por MBWAY ou transferência bancária.