calendário beija-flor 2022

E este ano temos o calendário beija-flor de volta! Seguindo a mesma tipologia - mantemos o calendário de parede - mas com um novo desenho.

Há muito que queria desafiar a Sofia Morais - a menina dos pardais - para colaborar com o beija-flor e quando comecei a desenhar o conceito deste ano foi inevitável não pensar nela. Felizmente alinhou no desafio e, depois de um longo processo criativo (muito obrigada Sofia pela tua grande paciência e dedicação) chegámos a este final feliz que muito nos orgulha.
O que ilustrou a Sofia? O mote lindo que o Frederico Marques criou. O Fred (que já colaborou inúmeras vezes com o beija-flor) tem a capacidade maravilhosa de recriar, de forma poética e graciosa, as ideias que lhe dou como ponto de partida.

A beleza de voar é saber que há um chão onde regressar” é uma espécie de ode leve, bonita e que nos leva também um bocadinho a sonhar. Exatamente o que lhe pedi, com o intuito deste calendário ser, permanentemente, uma lembrança positiva.


A Sofia ilustrou, a duas cores, um voo, realçando a liberdade de podermos “ver as coisas lá do alto e em perspectiva mas também ao regresso, à possibilidade de poder voltar em liberdade a um lugar de segurança, que nos acolhe, a casa”. Ilustrou duas felosas, dois pássaros pequeninos, que costumam voar perto de sua casa, do seu chão.


Há muito que também queria desenhar um calendário que permitisse, de forma, prática e, igualmente harmoniosa, incluir apontamentos junto a cada dia. Dá sempre jeito para anotar aquela data ou compromisso que não queremos esquecer. Daí este layout, com espaço para notas.

À semelhança dos anos anteriores, quis que também este fosse um objeto cuja duração não terminasse no final de 2022. Assim que o ano termine basta que recortem a ilustração, seguindo o esquema desenhado na contracapa do calendário, e ficam com uma ilustração intemporal

Ilustração já recortada, no formato (standard) final de 21x30 cm.

Uma edição limitada de 200 unidades, impressos a duas cores, em offset.
O calendário fechado tem o formato de 30x23,5 cm e o miolo (os meses) 30x21 cm. A ilustração, depois de recortada segue o formato standard de 21x30 cm.
O papel da capa e contracapa têm gramagem de 320 g/m2 e o miolo 120 g/m2. Ambos em cor creme e de origem FSC.
As folhas do miolo/meses são facilmente destacáveis no topo.

Já está disponível na loja online e, por e-mail, para quem preferir o pagamento por MB-WAY ou transferência bancária.