calendário beija-flor - o processo

calendário beija-flor

Quem vai seguindo o nosso trabalho sabe que o calendário beija-flor não é um produto novo no nosso portfolio, ou de certa forma ainda o vai sendo, uma vez que todos os anos faço questão que se recrie, que se reinvente.

É uma das peças mais especiais que fazemos e por isso senti que era importante falar-vos um pouco mais sobre o que nos levou a fazê-lo e claro, sobre todo o processo criativo que o envolve. É um trabalho muito moroso, que vive dos detalhes, feito a várias mãos.
 
Quando em 2014 "peguei" no beija-flor era totalmente claro, e prioritário, para mim torná-lo numa marca de estacionário diversificado. Mais do que querer que as pessoas deixassem de pensar no beija-flor como uma marca de cadernos, queria que começasse a ser reconhecido por outro tipo de produtos de papel. O calendário de parede foi o primeiro produto a ser lançado, após muitas coleções de cadernos.

calendário beija-flor
calendario beija-flor

Não era um produto novo, pelo menos enquanto função principal (existem imensas opções de calendários disponíveis no mercado), mas acreditava que o conseguia fazer de forma diferente, que poderia de alguma forma criar um produto único.
Apesar de saber o que queria, qual o desenho e intuito do calendário, não sabia ao certo como lhe poderia dar uma forma que fosse exequível para nós. Desafiei o Gonçalo para me ajudar a descobrir essa forma e metemos, literalmente, mãos à obra.
Testamos madeiras, em formatos e materiais diversos, vernizes, acabamentos, cortes, encaixes, fios, pregos, picotados, papéis e muito, muito mais. Uma série de passos, que resumidos assim podem parecer curtos mas que acreditem, de curtos e simples nada têm.  Aliás é um processo de aprendizagem e melhoria contínua, até aos dias de hoje.

Conseguimos criar um calendário funcional, cuidado e bonito. Foi o primeiro produto que criámos os dois, totalmente de raíz, e por isso talvez nos seja tão especial.
O calendário beija-flor é um calendário que não se esgota nele próprio, tem mais vida para além da sua função principal. As ilustrações podem ser retiradas facilmente e reutilizadas num outro suporte/contexto.


Se para o primeiro calendário, usámos a temática dos azulejos como inspiração, para as 3 edições seguintes (2016, 2017 e 2018) decidimos desafiar alguns ilustradores a darem cor e forma aos meses de cada ano.

Apesar do calendário ser sempre lançado no último trimestre do ano, a preparação deste começa muitos meses antes.  Há muito a fazer, muitas mãos para gerir e isso requer tempo e dedicação. 

Todos os anos transformámos a nossa sala numa espécie de carpintaria improvisada, há pincéis e madeira por todo o lado, trabalhámos noites dentro mas, ainda que muitas vezes nos queixemos dos fins-de-semana que perdemos, dá-nos um gozo enorme quando percebemos que as pessoas adoram o calendário. Temos pessoas que têm os 4 calendários que já fizemos e que nos fazem reservas antecipadas da nova edição! É já um produto que nos identifica, que as pessoas associam ao beija-flor e isso é muito gratificante.
 

processo2.jpg
calendário beija-flor

A maior parte das imagens que partilho aqui neste post são do processo de impressão desta última edição, de 2018. Este calendário foi impresso a duas cores, em offset, e eu acompanhei todo o processo, certificando-me que as cores se aproximariam das que tinha escolhido e que iriam ao encontro das cores já definidas na capa e contracapa.

calendário beija-flor
calendário beija-flor 2018
calendario_14.jpg
calendário beija-flor 2018
calendário beija-flor
calendário beija-flor 2018

Uma confissão: adoro ilustração e vi neste nosso produto a oportunidade ideal para desafiar uma série de pessoas, cujo trabalho admiro muito, a trabalharem comigo. Tive a sorte de terem alinhado sempre e termos conseguido criar 3 edições totalmente diferentes e únicas. Só por isto já vale a pena não é? :)


Podem saber um pouco mais desta edição aqui e espreitar aqui o lançamento que aconteceu no passado dia 14 de Outubro, na Ó! Galeria, numa tarde quente de Outono. 
Se o quiserem comprar é fácil, basta darem um salto à loja online ou aos seguintes pontos de venda: Porto - à Ó! Galeria, Vida Portuguesa e Circus Network; Leiria - Livraria Arquivo e Lisboa - Livraria It's a Book e Vida Portuguesa do Intendente. 

Espero que tenham gostado de saber, e ver, um pouco mais do processo deste nosso calendário!


beija-flor calendar - the process

Those of you who follow our work know that the Beija-flor Calendar is not a new product on our portfolio. However, in a way, it can be seen as that because each year we try to reinvent it a little.

It is one of the most special pieces we create and, so I feel it's important to tell you a little more about it. Let me tell you about why we created it and the creative process we went through.  It is a very slow process, it lives in the details and made by several hands.

When in 2014 I started this solo adventure as Beija-flor´s owner. It was very clear to me. My priority was to make Beija-flor a diverse stationery brand. More than to wish people wouldn’t just think of us as a notebooks brand, I wanted to start being recognized for other paper products as well.  The calendar, was the first product launched after many notebook collections.

It was not a new product, at least in its main function (there is plenty of offers in the market) but I believed I could do it differently. I believed I could, in some way, make an unique product.
Even though I knew what I wanted, the design and the purpose of it, I did not know how to actually make it, give it shape. So, I challenged Gonçalo into helping me, and we got straight into working.
We tested different woods, shapes, materials, cuts, strings, papers, nails, polishes and much more. A series of steps that put into words like this might sound quick and simple but believe me, it’s nothing like that. It’s a process of learning and continuous development, till today.

We managed to create a beautiful, functional calendar. It was the 1st product we made together from scratch. Maybe, that’s the reason why it is so special to us.
Our calendar doesn’t run out of its own functionality, there’s more to it than it may seem. The illustrations can be easily removed and reused/ framed, as one prefers.

On our first calendar we kept the Portuguese tiles as a theme and inspiration. However, for the next 3 editions we decided to challenge some illustrators into giving shape and colour to the months of the year.

Even though the calendars are always launched on the last trimester of the year, the work starts many months prior to that. There´s a lot to be done, many hands to manage and that takes time and dedication. 

Every year we transform our living room into pretty much  a carpenter shop. There’s paint brushes and wood  everywhere. We work day and night and even if sometimes we complain about the lost weekends, in the end it gives us so much pleasure when we realize people love the calendar. We actually know people who have the 4 calendars, and that pre-order in advance the new editions each year. It has become a product that identifies/differentiates us,  that people associate with Beija-flor´s brand and that is very rewarding.

The majority of the photographs I share in this post are from the printing process of the 2018 edition.  This calendar was printed in two colours, offset. I was there for all the process, making sure the colours were the closest to what I had chosen and matched the ones from the cover and backcover.

A confession: I love illustration and so this project was also an opportunity for me to work with some amazing artists. So I challenged a bunch of people whose work I´ve long admired. I was lucky they all said yes. We managed to create totally different and unique editions. That alone, makes it all worth it!

You can find out a bit more about this calendar here and check here to see what happened on the launch day. It was on a warm autumnal afternoon, the 14th of October at Ó! Galeria.

If you want to purchase one it's easy. Go to the  online shop or to the following selling points: Porto - à Ó! Galeria, Vida Portuguesa and Circus Network; Leiria - Livraria Arquivo and Lisbon - Livraria It's a Book and Vida Portuguesa do Intendente. 

I hope you enjoyed knowing a bit more about this whole process!

 

beija-florComment