Beija-flor is a stationery  brand that has a preference for patterns, illustration and everything Portuguese.
We dedicate to handmade bookbinding and some experiences with paper, thread, stamps and typography. 


It was created in Porto, in 2011, by two designer friends – Raquel and Su – as a way of distancing themselves from their jobs in front of a computer. In their kitchen they learnt how to make notebooks, chose tiles to draw the first covers, and decided to share the result. The collections of notebooks increased, special orders started, and Beija-flor took off.

In 2014, after some deep thought, changes happened, and Su is now the only person in charge of Beija-flor. This is a personal and professional challenge that has been taking shape over the last couple of years. 

At Beija-flor’s core there is paper and the uniqueness of each product. 

 

O beija-flor é uma marca de estacionário que tem um  carinho especial por padrões, pela ilustração e pelo que é português. Dedica-se à encadernação artesanal e a umas quantas experiências com papel, linhas, carimbos e tipografia. 

Nasce no Porto, em 2011, pelas mãos de duas amigas designers -Raquel e Su - como forma de escape ao trabalho diário que tinham, em frente ao computador. Na cozinha da casa em que moravam, aprenderam a fazer cadernos, escolheram azulejos para desenhar as primeiras capas e decidiram partilhar o resultado. As colecções de cadernos foram aumentando, os pedidos personalizados foram aparecendo naturalmente e o beija-flor foi voando cada vez mais alto! 
Em 2014, depois de algum tempo de reflexão, o beija-flor sofre uma mudança e fica apenas a Su à frente do projecto. Um recomeço necessário, uma aposta pessoal e profissional que tem vindo a ganhar forma nos últimos anos. 

Na base do trabalho, e dos ideiais, beija-flor está o papel, a exploração de diversos processos manuais e a singularidade de cada produto. 

 

***
mais tinta e papel
mulheres de avental
things I love
bontempo
raquel caldevilla
pra que lado
cabeça, coração
don't touch my moleskine